Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

REORGANIZAÇÃO



Hoje tirei o dia pra me reorganizar.
Estou selecionando um material de estudos das matérias não jurídicas: arquivologia, contabilidade, Administração financeira e Orçamentária e Economia.
Estou fazendo um quadro de horário geral, e um quadro de horário de estudo.
Espero conseguir otimizar meu tempo através desses quadros de horários.
Tenho que conseguir equacionar o tempo de estudo, de exercícios, de dormir, e de lazer.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

RETROSPECTIVA

A partir de 2007, iniciei meus estudos para o concurso, porém de maneira esporádica, sem muito compromisso. Comprei alguns livros de direito, a maioria Sinopses, pois o universo jurídico era algo novo para mim. Em 2008 me matriculei no curso do LFG da minha cidade. Esse curso me abriu muito a visão de como estudar, o que estudar. Daí em diante minha aprendizagem melhorou 1000%.
De lá pra cá, venho me dedicado bem mais. Comprei vários livros e já li todos:
Sinopses Jurídicas  Penal, Processo Penal, Administrativo, Constitucional, Civil.
Direito Constitucional Esquematizado – Pedro Lenza
Direito Administrativo descomplicado – Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo
Direito Penal Esquematizado – Cleber Masson
Livros de Questões Comentadas da Editora Campus.

Atualmente, as disciplinas de direito não são mais uma grande dificuldade para mim. Nesse concurso da PF de 2009 acertei quase todas (comi bronha naquela questão da terra de “propriedade” dos índios, mas tudo bem). Acabei indo mal em outras disciplinas que não dei tanta importância, como por exemplo, arquivologia.
Mas todo esse caminho já percorrido me trouxe um aprendizado e consequentemente um amadurecimento para os próximos concursos.

EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS

Exatamente no dia em que eu completei 18 anos eu fiz inscrição para o meu primeiro concurso público (era um Teste Seletivo, na verdade). Passei. Era um cargo de baixo salário (na época 1 salário mínimo) na prefeitura de minha cidade. Quatro meses depois já tinha passado em outro concurso, para outro cargo, na mesma prefeitura, desta vez o salário era um pouquinho melhor (não chegavam a dois salários mínimos). Fiquei nesse cargo durante 4 anos, período este que eu cursava a faculdade de Ciências Contábeis.
Fiz e reprovei no Concurso da PRF de 2002. Depois passei num outro concurso de meu Estado em 2006, num cargo que ocupo até hoje. Fui também aprovado num concurso para Auxiliar administrativo do Tribunal de Justiça de meu Estado, mas não assumi o cargo pois já estava no cargo que ocupo hoje, cujo salário é maior.
Em 2008 fiz o concurso regional da PRF; fui mais ou menos.
Fiz também o de Agente Penitenciário Federal: mais ou menos novamente.

PF 2009 (Escrivão): Fui bem, melhor do eu esperava. 73 Pontos! Mas fiquei no QUASE mesmo.

PRF 2009: Não fui bem. Física e Raciocínio Lógico me quebraram. Aguardando o resultado dos recursos.

O INÍCIO DO SONHO


Vários anos atrás, quando ainda cursava o ensino médio, meu irmão mais velho me chamou para acompanhá-lo até a universidade onde ele estudava, para me mostrar como era a “internet”. Na época (quase 10 anos atrás), a internet era uma coisa bem menos acessível comparado a hoje, e lá na universidade tinha um espaço com vários computadores para o uso dos alunos. Navegando, meu irmão entrou num site de notícias, e lá estava escrito que a Polícia Federal tinha publicado edital para concurso de Agente. Fiquei interessado porque eu já me interessava por essa área policial. Então procuramos o tal edital. Após ler o edital fiquei entusiasmado com a remuneração (por volta de R$3.900,00 na época) e com a profissão, porém fiquei meio desesperançoso em razão da quantidade de matéria que teria que aprender, caso quisesse realmente passar num concurso da PF.
Na época que prestei vestibular, eu não estava preparado o suficiente para passar no curso de Direito, então optei pelo curso de Ciências Contábeis, pois também fazia parte do conteúdo programático do concurso da PF.
Em 2002 fiz o concurso da PRF. Era a primeira vez que eu fazia um concurso do CESPE. Estudei do mesmo jeito que costumava estudar paras as provas dos concursos da prefeitura da minha cidade, ou seja, só nas vésperas. Resultado: quase saí devendo pontos pro CESPE.
Devido à correria durante o curso de graduação, somado ao trabalho, ao aumento das responsabilidades, do péssimo resultado no concurso da PRF, fui ficando meio desiludido com a possibilidade de um dia passar num concurso deste porte.
Durante minha graduação houve o concurso de 2003 para PRF e o de 2004 para PF. Nessa ocasião eu já tinha interiorizado em mim que uma aprovação em um concurso tão disputado e difícil quanto esses era apenas um sonho que dificilmente se realizaria.
No final da minha graduação passei num concurso estadual com um salário bem melhor que o que ganhava anteriormente. Isso me deu um ânimo maior. Neste emprego conheci colegas que já estavam estudando para o concurso da PF e isso me deu incentivo para começar a estudar. Um desses colegas, que na época estava esperando para tomar posse no cargo de Agente Penitenciário Federal, disse que também não era formado em Direito e que conseguiu aprender as disciplinas de direito através de Sinopses Jurídicas. Fui a uma livraria e comprei uma sinopse de Direito Penal. Achei muito bom o livro e de fácil entendimento (mais fácil do que esperava). Foi aí que eu realmente percebi que meu sonho, que há algum tempo eu havia perdido as esperanças de alcançar, não era tão impossível quanto eu imaginava.

INTRODUÇÃO

Nesse Blog eu espero dividir minhas experiências nessa luta diária de estudos, treinamento físico e demais dificuldades e alegrias enquanto me preparo para a aprovação no próximo concurso da Polícia Federal. Esse concurso de 2009, bateu na trave. Fiz 73 pontos. No próximo vou entrar dentro das vagas.
Tenho certeza que com determinação e muito empenho chegarei lá.